Foi um final de semana marcante na história da IEB. Era o aniversário da mais jovem igreja: a IEB Entre Rios que está completando 2 anos de vida.
Chegamos à cidade em clima de festa. Depois de uma exaustiva viagem de avião marcada por atrasos e cancelamentos, enfim chegamos à Entre Rios. Era quase 4 horas da manhã quando entramos na casa do Pr José de Souza. Obviamente a família estava dormindo. Logo pela manhã, quando nos levantamos lá estava a mesa posta, um típico café ao melhor estilo baiano: banana cozida, inhame, batata-doce, ovos, etc. A casa estava em clima festivo pela agitação que já estava acontecendo desde a Quinta Feira (11/Outubro), data de abertura da Festa de Aniversário. Ficamos imensamente felizes pela forma com que fomos recebidos na casa do Pr José.
A Cidade
Logo pela manhã fomos andar pela cidade e distribuir alguns convites para a Festa. Pr José de Souza, homem muito conhecido na cidade, resolveu utilizar-se do movimento da Feira para distribuir os convites. A cada passo era um novo conhecido que abordava o tão popular Pr José e confirmava presença no culto da noite. Fiquei encantado com a alegria e hospitalidade com que as pessoas recebiam o convite formulado pelo pastor. Era o prenúncio de uma grande multidão que abrilhantaria o culto de logo mais, à noite.
Fui novamente surpreendido com um carro de som que anunciava a festa que aconteceria na igreja à noite. A voz do locutor enchia todo aquele ambiente e dava um clima de festa todo especial à cidade. Fiquei muito feliz por ouvir o meu nome anunciado entre tantos convidados especiais para a festa. Me senti imensamente honrado.
O Almoço
O almoço na Bahia por si só já é um grande evento. Eu, filho de baianos, nascido e criado com as comidas típicas deste lugar tão maravilhoso, não tive como não me encantar com a mesa preparada com tanto carinho e detalhes para receber os convidados do Pr José. Eu até me esqueci que às vésperas da viagem o médico havia me proibido de comer feijão por conta de uma inflamação intestinal que me assolou durante toda a semana. A primeira coisa que me saltou aos olhos foi uma enorme tigela de feijão-de-corda (o meu preferido!) que parecia até chamar o meu nome. Foi irresistível sentar-me a mesa e não participar de tantas iguarias.
O Culto de Sábado
A expectativa era grande. À medida que as horas avançavam, o coração batia mais forte. Eu estava muito curioso para rever a igreja que inauguramos há 2 Anos. Eu ansiava por ver com meus próprios olhos depois de ouvir tantos testemunhos e histórias lindas contadas pelo Pr José desde a inauguração da IEB Entre Rios em Outubro de 2010. De longe era possível ouvir o barulho dos louvores que estavam sendo executados na igreja. Os músicos, todos formados em nossa tão jovem igreja, esbanjavam talento e alegria ao executar os acordes dos louvores tão brilhantemente escolhidos para a ocasião. A casa estava lotada. Era uma verdadeira multidão que não apenas enchia o interior da igreja mas também lotava a calçada e a rua em frente à igreja. Era a realização do sonho plantado há dois anos na cidade. Me lembrei do dia da inauguração. O clima era o mesmo, agora com uma diferença: o povo presente na igreja era o fruto do trabalho local, a sementeira do Pr José de Souza e dos seus auxiliares. O meu coração parecia que iria sair pela boca. Foi emocionante ver o crescimento da igreja nestes 2 anos.
Nosso fotógrafo, Sidney Santos já estava com sua máquina em punho registrando tudo desde a chegada das primeiras pessoas. Fizemos questão de registrar tudo. Para fazer jus ao ditado que diz que "uma imagem vale mais que mil palavras". Lá estava a acurada visão do nosso fotógrafo atento a cada movimento. Cada gesto era motivo para mais um flash. Foram mais de 700 fotos que servirão para "eternizar" momentos tão importantes na história da igreja.
O culto transcorria em clima de festa. As oportunidades distribuídas aos irmãos serviam para comprovar aquilo que já tínhamos ouvido dos relatos do Pr José: Deus havia realizado inúmeros milagres ao longo de todo este ano. Eram testemunhos de gratidão a Deus e alegria por coisas que somente Deus pode fazer.
A mensagem
Antes da mensagem preparada para o culto da noite, tivemos uma participação especial do Pr Jamil através do celular. Impossibilitado de estar em Entre Rios por questões que fogem à nossa vontade, Pr Jamil transmitiu uma palavra de confiança e fé que motivou os irmãos a continuarem fazendo a obra sabendo que a recompensa vem de Deus. A alegria estava estampada no rosto dos irmãos por ouvirem a voz do nosso querido pastor parabenizando a igreja e os obreiros pelo 2° aniversário. A seguir tive a honra de ler uma carta enviada pela Pra Aline Castejon Mattar às igrejas de todo o nordeste. Novamente a igreja foi tomada por uma imensa alegria ao saber das raízes da querida pastora que, apesar de ter nascido em São Paulo, possui fortes raízes na tão amada Bahia. Pra Aline é neta de baianos! (veja o conteúdo da carta clicando neste link).
Apenas para ficar registrado, a mensagem da noite foi baseada no episódio da queda da muralha de Jericó (Js 6.10). Vale a pena lembrar alguns pontos da mensagem que compartilho a seguir:
O povo de Deus estava à um passo de conquistar a terra prometida. Após anos de escravidão na terra do Egito, e, depois de caminhar por longos anos esperando pela promessa de "uma terra que mana leite e mel", vemos o povo diante de um dos maiores obstáculos: a enorme muralha da cidade de Jericó. Conhecida pela sua imponência e grandeza, a muralha apresentava-se como um obstáculo de enormes proporções e intransponível. Entretanto, não havia como apagar da memória recente daquele povo os grandes milagres que Deus fizera durante toda a caminhada no deserto. Aí eu tiro a primeira lição desta mensagem:
1) As conquistas fazem parte da caminhada
Tudo parecia um sonho até então. Creio que era uma enorme alegria lembrar de tantos eventos e experiências que aconteceram à medida que eles caminhavam no deserto. A coluna de nuvem que os guiava e os protegia do sol causticante durante o dia, a coluna de fogo que iluminava o caminho durante a noite e ainda os protegia o do frio cortante que ocorria após o pôr-do sol. Como esquecer do maná, as codornizes, a água que saía da rocha, etc.
Isto nos dá uma clara indicação da forma como Deus trabalha; enquanto estamos aguardando uma promessa de Deus, as bênção vão acontecendo naturalmente em nossa vida. As conquistas fazem parte da nossa caminhada.
Caro leitor, não se iluda com as mensagens negativas de que Deus se esqueceu de suas promessas. Ainda que você esteja longe de alcançar os seus sonhos, não se esqueça que ao longo do caminho as bênçãos de Deus vão acontecendo na sua vida!
2) Os obstáculos precisam ser vencidos
Faltava pouco para alcançarem a tão esperada promessa, mas o tamanho da muralha fazia parecer que tudo não passava de um sonho impossível. Vemos então Deus levantar a Josué, o sucessor de Moisés que transmitia uma mensagem de otimismo e fé ao coração do povo. Vemos Josué traçando a estratégia dada por Deus que culminaria na queda da tão temida muralha. Seriam sete dias em que eles iriam circular a cidade. Uma volta por dia até que, no sétimo dia circulariam sete vezes. Parecia que não iria acontecer nada porque não havia nem sinal de que a muralha tivesse sido abalada. Aí eu tiro a mais importante lição desta mensagem:
3) A vitória está em chegar até o final
Depois de cumpridas todas as voltas ordenadas por Josué, seria hora de cumprir o último passo da estratégia. Era hora de gritar: "O Senhor nos entregou a cidade". Aí sim, a muralha começou a estremecer e foi afundando por completo. A narrativa bíblica detalha que "cada um entrou na cidade e frente ao local em que estavam". Pronto, estava completa a vitória que parecia tão impossível.
Não adiantaria apenas circular a cidade, era preciso gritar e tomar posse.
O grande segredo de vencer os obstáculos é exatamente este: não adianta apenas chegar perto da vitória, é preciso enfrentar os obstáculos e permanecer firme até o final, até que a vitória seja completa.
Neste momento do culto a Glória de Deus já havia invadido a igreja. Não tenho como descrever o que aconteceu naquela noite.
Domingo de manhã
Nos levantamos bem cedinho para o café da manhã. Estávamos nos preparando para o culto de Santa Ceia que seria ministrado para celebrar o aniversário da igreja e cumprir a ordem deixada por Jesus Cristo: "Fazei isto em memória de mim, até que volte...".
Foi um culto maravilhoso onde a Pra Kátia Morales ministrou uma palavra de encorajamento e fé que marcou os nossos corações. Me senti extremamente honrado por ministrar a Ceia naquela manhã. Foram momentos de profunda comunhão e alegria para toda a igreja.
Domingo à tarde
Logo após o almoço (dispensa comentários!) fomos conhecer as congregações vinculadas à IEB Entre Rios. Fui surpreendido pelo trabalho de muito amor e carinho desenvolvido pelos obreiros da IEB na Bahia. Visitei a congregação de Campos, também conhecido como "Campo do Jegue" e presenciei um brilhante trabalho desenvolvido para as crianças da comunidade local. Parabéns ao Dc Rodrigo e sua esposa irmã Danielle pelo brilhante trabalho desenvolvido na comunidade local.
Vistamos ainda a Congregação de Cardial da Silva onde encontramos a Pra Agda e seu esposo Edmilson cuidando da igreja com tanto carinho que nos impressionou. As portas da igreja estavam abertas e, enquanto cuidavam dos detalhes para o culto que aconteceria logo mais à noite, havia um louvor "rolando" no som da igreja que enchia de alegria toda aquela rua onde a igreja está instalada.
Uma pequena pausa nas atividade e a Pra Agda se prontificou a nos apresentar um trabalho de evangelismo desenvolvido junto a comunidade quilombola a 8 Km da congregação de Cardial da Silva.
Não tenho como descrever o amor que inundava o coração da Pra Agda ao chegarmos àquela vila de pessoas tão simples mas com um coração tão nobre. Fomos conhecer a humilde casa utilizada como ponto de pregação da IEB naquela comunidade. Ouvimos as histórias dos moradores locais e oramos juntos para que Deus nos permita fazer ainda mais por esta comunidade tão carente e que não se cansa de esperar por dias melhores.
Fiquei ainda mais motivado em apoiar o Pr José e Pra Agda no levantamento de recursos para melhorar a vida destas pessoas. Tenho certeza que vamos conseguir muitos recursos com a implantação do Projeto Samaritano através da AIEB (Associação da Igreja Evangélica do Brasil), órgão ligado à Fundação Evangélica do Brasil.
Culto de Encerramento (Domingo à noite)
Faltam-me palavras para descrever o que aconteceu no culto de domingo à noite. Novamente a igreja estava lotada. Era uma multidão do lado de dentro e outra do lado de fora. A equipe de Louvor foi muito feliz na escolha do repertório para o culto de encerramento. O culto foi uma verdadeira festa. A alegria estava estampada no rosto de cada um dos presentes. Pr José de Souza parecia radiante, as lágrimas constantemente vinham aos meus olhos por participar de um momento tão especial da igreja naquele momento. Mal podia acreditar que Deus havia reservado a mim a honra de ministrar a palavra naquele culto da noite. Honra maior ainda foi ver o resultado da mensagem que Deus colocara no meu coração para aquela noite. Novamente não tenho como descrever o que Deus realizou neste culto da noite. Não vou descrever também aqui a mensagem simplesmente para não ser longo demais. Vou ter que ficar devendo esta ao meu querido leitor.
A despedida
Confesso que foi muito difícil pegar no sono depois de vivenciar momentos tão intensos. Foi uma longa noite dividida entre o cansaço dos trabalhos do dia, e a alegria incontida no coração.
Estava chegando a hora de dizer adeus. Era um aperto no coração que dava até vontade de chorar. As malas estavam prontas, o dever estava nos chamando, era hora de pegar estrada para a viagem de quase 2 horas até Salvador de onde partiria o nosso avião. Como ninguém é de ferro, reservamos algumas horas para um revigorante banho de praia na paradisíaca Praia de Massarandupió. Nunca havia visitado um lugar tão lindo. Pr José, detalhista como ninguém, havia pensado em tudo. Lá estavam alguns amigos nos esperando para um recepção mais que calorosa. Daí por diante eu prefiro convidar você a ver um Álbum de fotos no meu Facebook apenas para despertar uma "inveja santa".
A paisagem era deslumbrante, de tirar o fôlego. Não foram muitas horas de lazer, mas foram curtidas intensamente. Inclusive um banho nas águas cristalinas (Inesquecível!) de um rio bem pertinho da praia para tirar o sal do corpo e nos preparar para o voo até São Paulo.
De volta à "terra da garôa" nos deparamos com um friozinho contrastante com o calor de 30 graus que fazia na Bahia.
Chegamos a São Paulo com a sensação do dever cumprido. Eu, e nosso fotógrafo Sidney Santos, que trazia na bagagem um imensurável tesouro de 700 imagens que serão compartilhadas com vocês dentro de alguns dias.
Parabéns ao Pr José de Souza e à IEB Entre Rios por tão brilhante evento. Espero estar com você mais vezes e desfrutar da tão conhecida hospitalidade e alegria característica do povo baiano.
Que Deus abençoe vocês abundantemente e que "a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guarde os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus".
Com amor,