quinta-feira, 27 de março de 2014

Parabéns, Família IEB!


“Porque guardaste a Palavra da minha perseverança, Eu também te guardarei na hora da provação...” Ap. 3:10.

Mais um ano se passou e a IEB completou 29 anos... A vida segue seu curso normal e o nosso cotidiano nos surpreende com acontecimentos desagradáveis e choramos muito. Mas, também as alegrias não deixam de povoar os nossos dias e vêm como orvalho que cai do céu. E, de fé em fé, vamos caminhando, sem desfalecer. Gosto do versículo de 2Co.6:10, que declara: “entristecidos, mas, sempre alegres; pobres, mas, enriquecendo a muitos; nada tendo, mas, possuindo tudo”. A Palavra que temos guardado nos ensina que ninguém, nem nada pode nos roubar a alegria da Salvação! E da Salvação temos certeza, graça a Deus! Por isso, embora a vida nos pregue “peças” continuamos alegres, perseveramos e temos forças para enfrentar o dia a dia. A obra que temos feito tem enriquecido, espiritualmente, a muitos, porque nunca pensamos em lucrar algum bem material, ao contrário, tudo temos ofertado ao Senhor, a começar pela nossa própria vida.        
A nossa verdadeira riqueza, a nossa “pérola de grande valor”, a nossa joia preciosa é o Senhor Jesus e a Este amamos de todo nosso coração. Por isso, nada temos, mas, possuímos tudo, porque Jesus é tudo! Por isso, as portas da IEB continuam abertas. 
A Família IEB está aprendendo que dessa vida não se leva nada a não a ser a preciosa e incorruptível semente, que é a Palavra de Deus, a nossa única herança! Como é maravilhoso viver o HOJE, pensando na eternidade e nas inefáveis riquezas, que, de lá, iremos desfrutar para todo sempre! A Família IEB tem aprendido que Jesus tem uma IGREJA SANTA espalhada pela face da Terra, da qual também fazemos parte. Os olhos do Senhor não se fecham para essa Igreja gloriosa e Ele a guarda para Si com muito amor! Essa será arrebatada nos ares e viverá e reinará com Cristo para sempre. 
A Família IEB tem aprendido a se guardar do mundo e do mal pela maravilhosa Graça de nosso Senhor e Salvador e a Palavra que temos ensinado é Palavra de Vida e de Paz! As fiéis promessas de Jesus têm sido imprimidas, indelevelmente, em nosso espírito e, firmes nelas, temos prosseguido, sem desanimar.  Jesus nos ensinou que estamos no mundo mas, não somos do mundo. A verdadeira Família IEB tem sido leal e fiel, não se assombrando mais com os peregrinos que, de tempos em tempos, passam por ela, hospedam-se, mas, depois, vão-se embora...
A Família IEB é formada de pessoas firmes e fortes, que aprenderam a edificar a sua vida sobre a rocha, que é Jesus. Ela não olha para as circunstâncias, nem se atemoriza das tempestades de verão, que fazem muito barulho, mas, logo passam... Ela tem os olhos fixos em Jesus e, iluminada, busca, diligentemente, dissipar todas as suas trevas interiores. A verdadeira Família IEB anda de mãos dadas com a Verdade e pisa sobre a terra firme do Caminho da Luz. Ela aprendeu que há um descanso prometido e entra nele, sem medo de ficar confundida ou enganada. Descansar no amor de Cristo não é ficar inerte, sem nada fazer. Ao contrário, o descanso prometido é dinâmico e operante. Quanto mais você se entrega e confia no Senhor, mais e mais oportunidades Ele cria para você atuar, não com suor do rosto, lágrimas e apertos, mas, com fé e certeza de vitória. Sabe por quê? Porque as nossas obras Ele as faz por nós! Parece incoerente? Pode ser, mas, não é. Ele declarou: “sem mim nada podeis fazer”. João 15:5. 
A verdadeira Família IEB aprendeu a guerrear as guerras do Senhor! Ela é forte e valente, porque aprendeu que nossa luta não é contra carne e sangue e sim contra os principados e potestades, que estão nos lugares celestiais. E, à semelhança de Davi, não sai com espada ou lanças. Mas, confia no nome glorioso do Senhor!!!
Nós, a verdadeira Família IEB fomos alcançados pela maravilhosa GRAÇA do Senhor e sabemos que em
cada um de nós não habita bem algum, mas, pelos méritos de Jesus Cristo tudo podemos nAquele que nos fortalece! Fil.4:13. E, ainda, sabemos que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus! Por isso, procuramos andar no Espírito, porque temos a consciência de que somos filhos de Deus! A Família IEB tem uma responsabilidade pessoal, mas, também coletiva, porque sabe que até a natureza geme e suporta angústias, esperando a manifestação dos filhos de Deus. Sério isso, não é? Você já parou para pensar nisso?
A verdadeira Família IEB cresce na fé, porque o Espírito Santo a assiste em sua fraqueza e intercede por ela com gemidos inexprimíveis. Ela tem suportado apertos e muitos dilemas, mas sabe que todas as coisas cooperam, conjuntamente, para o bem daqueles que amam a Deus. A soberania de Deus é clara e absoluta para os membros fiéis e sabemos que tudo está nas mãos santas de Deus. Ele é soberano em nossa vida e a Seu tempo Ele proverá todas as coisas. A Família IEB aprendeu com Sem e Jafet a cobrir as fraquezas uns dos outros. A verdadeira Família não sai a proclamar os delitos dos irmãos, como fez Cão, em relação a seu pai Noé. A capa do amor tem sido lançada sobre muitos e, não descobrimos a nudez de ninguém. Leia Gên.9:20-29.
A Família IEB tem compartilhado as necessidades dos menos favorecidos. Ela olha para a criança como um ser precioso aos olhos do Pai e tem se desdobrado para cooperar com a educação e a evangelização de centenas de crianças, pois sabe que dos tais é o Reino de Deus e o amor ao próximo é o cumprimento da LEI. Rom.13:8-10.
A Família IEB tem os braços abertos para acolher todo aquele que quer fazer parte dela. No seu seio abriga tanto pobres, como ricos; necessitados, como abastados; cultos e incultos, porque não faz acepção de pessoas, nem descrimina o próximo. A juventude IEB tem se mostrado responsável e desejosa de servir a Deus. Vemos crescimento espiritual nos fiéis e muita vontade de fazer a obra do Senhor. E isso é louvável, é lenitivo, é esperança renovada e é recompensa para a liderança que tem investido a própria vida nesse ministério.
Muito ainda poderia falar sobre a verdadeira Família IEB. Mas, paramos por aqui, fazendo-lhe algumas perguntas: você se encaixou em todas essas afirmações? Você entendeu que o que eu declarei acima é tudo que temos pregado e ensinado? Você compreendeu que nesse caminho não há retorno? Se você está integrado nessa verdade fiel, saiba que é integrante efetivo dessa Família bendita. Caso você tenha alguma área deficitária, ou em um ou outro aspecto ainda não se encontrou saiba que há tempo para você. Tome uma decisão HOJE e abrace a IEB com amor, gratidão e carinho. Como se diz popularmente: “vista a camisa da IEB” e caminhe com Cristo e com os irmãos fiéis numa proposta de vida muito mais compromissada e profunda! Esse é o nosso desejo sincero! Um dia você verá que valeu muito a pena!! Pode crer!!! 

Com o amor de seus Pastores,

Aline e Jamil Mattar de Oliveira

quarta-feira, 19 de março de 2014

O bom senso é uma dádiva.

“O bom siso te guardará e a inteligência te conservará para te livrar do caminho mau e do homem que diz coisas perversas”. Prov.2:11,12.
É impressionante como quase não se encontra nos dias de hoje pessoas dotadas de bom senso. No dicionário senso significa qualidade do prudente, do sensato. A sensatez é um grande dádiva e é a virtude daquele que pensa com cautela e precavidamente. O sensato tem juízo (siso), tem equilíbrio em tudo que faz, é regrado e comedido em todas as situações, a saber: no falar, no agir, no gastar dinheiro, no comprar, no comer, no beber, enfim, em tudo que diz respeito à sua vida.
A Bíblia é tão perfeita que o provérbio resumiu, magistralmente, a questão declarando: o bom siso te guardará! Que maravilha saber que os sensatos são guardados do mal, da vergonha, do escândalo, da perplexidade, da incoerência, da rejeição e de todas as dolorosas consequências. 
Vemos, diariamente, acontecimentos graves que poderiam ter sido evitados se as pessoas envolvidas tivessem usado o bom senso, sendo sensatas e prudentes. Parece-nos que, hoje em dia, o bom senso desapareceu de todas as áreas desse mundo. Quanta insensatez nos julgamentos, na política, nos governos, nos relacionamentos e no seio das famílias. A sociedade violenta é a consequência da insensatez que tem imperado em todos os setores da sociedade. 
Como adquirir cada vez mais o bom senso que a Palavra indica? Já no capítulo primeiro de Provérbios podemos ler: “Provérbios de Salomão, filho de Davi e rei de Israel para aprender a sabedoria e o ensino, para entender as palavras de inteligência, para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade; para dar aos simples a prudência e aos jovens conhecimento e bom senso(siso). Ouça o sábio e cresça em prudência...” Prov.1:1-4. E, ainda: “Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso, porque serão vida para a tua alma e adorno ao teu pescoço. Então, andarás seguro em teus caminhos e não tropeçará o teu pé.” Prov.3:21-23. Podemos tirar alguns princípios desses Provérbios que muito irão nos esclarecer e amadurecer. Vejamos:
1.Podemos aprender a ter bom senso, entendendo as palavras da inteligência e da sabedoria, assim como aprendemos a ser mansos e humildes. A criança, de modo geral, é imprudente, voluntariosa, insensata e voltada para o mal e o erro. Ela precisa ser ensinada e corrigida. As emoções da criança são desequilibradas e não guardam os limites. Ela é insensata e suas emoções são infantis e precisam crescer como o físico cresce. Um adulto infantil nas emoções é uma lástima tanto para si próprio, como para todos que o cercam. Acaba perdendo o respeito de todos e, automaticamente, será rejeitado, sendo motivo de chacotas e desrespeito. O “adulto-criança” dá trabalho e acaba se tornando indesejável e o seu fim é a solidão. Todo ser humano precisa crescer nas emoções, amadurecer e tornar-se moderado em tudo. A Bíblia fala no “espírito de moderação” ou “temperança”. 1:7. Em 2 Tim. 1:7 lemos: “Porque Deus não tem nos dado espírito de covardia, mas, de poder, de amor e MODERAÇÃO.” Em Fil.4:5 podemos ler: “Seja a vossa MODERAÇÃO conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor”. E, também Rm.12:3 declara: “Porque pela Graça que me foi dada, digo a cada um de vós que não pense de si mesmo além do que convém, antes pense com MODERAÇÃO, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um”.
2.Devemos crescer na prudência, na sabedoria e no bom senso. O conhecimento da Palavra nos faz enxergar a beleza do verdadeiro procedimento e nos leva à maturidade espiritual. O espírito de moderação também chamado de domínio próprio é fruto do Espírito Santo. Leia Gálatas 5:22. E, pessoas que não são, naturalmente, dotadas de bom senso podem aprender com o Espírito Santo o verdadeiro proceder, segundo Deus.
3.Devemos vigiar e buscar a sabedoria com empenho. Há pessoas muito inteligentes, preparadas culturalmente e até conhecedoras da Palavra de Deus mas, são totalmente desprovidas de bom senso. Quando Salomão disse: “Filho meu: não se apartem essas coisas dos teus olhos” isso significa: vigie, presta atenção, fique ligado e pratique!! 
Os 3 passos indispensáveis para alcançarmos o bom senso é aprender, crescer e vigiar!!! Nunca se esqueça disso!!!
Saiba, meu querido irmão, que TODOS NÓS, precisamos aprender mais e mais, crescer muito mais ainda e vigiar de dia e de noite. Ninguém foge a essa regra!!! Daí, sim, poderemos gozar das fiéis promessas feitas por nosso bondoso Deus e Pai! Pense nisso! 
Que a Graça de Deus o capacite para alcançar o topo da sabedoria, da prudência e do bom senso por todos os dias de sua vida! 
Com amor,
Pra. Aline Castejón Mattar