quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Inauguração da IEB Maceió.

Era madrugada de Sábado, 2 de Agosto de 2014, quando chegamos ao Aeroporto Zumbi dos Palmares em Maceió. Foi uma alegria encontrar o nosso amigo Moisés Peixoto com o sorriso que lhe é característico nos esperando na saída do desembarque. No caminho para a cidade de Barra de Santo Antonio fomos nos inteirando dos preparativos para a festa de inauguração da mais nova IEB. Cada notícia que nos era passada aumentava ainda mais a ansiedade. Era um fim de semana de uma intensa programação. Depois de quase uma hora na estrada chegamos à chácara que havia sido alugada para receber as caravanas que viriam da IEB Entre Rios (BA), Conceição da Feira (BA) e também da IEB Recife (PE). Estávamos exaustos depois de um longo dia de trabalho e da viagem de avião. Tenho que começar aqui a elogiar o cuidado e carinho do Moisés ao escolher a chácara onde ficamos hospedados. Fomos surpreendidos com tudo o que vimos logo ao chegar. Mal sabia eu as surpresas que iríamos contemplar logo mais, ao amanhecer. Poucas horas de sono e já estávamos prontos para
a rotina do dia seguinte. Logo pela manhã foi possível ver ainda melhor a beleza do lugar onde estávamos hospedados. Um gramado impecável onde os quero-queros passeavam sossegadamente à procura de pequenos insetos, coqueiros carregados contrastavam com o azul do céu formando uma cena inacreditável. O sol refletia nas águas cristalinas da piscina que parecia desenhada no meio das árvores frondosas que a cercavam. Paisagem de tirar o fôlego de qualquer fotógrafo. Depois de um café da manhã preparado com muito carinho pela irmã Rita fomos dar um passeio na praia. Ainda tínhamos algumas horas de folga antes de começar as atividades daquele dia. Nada melhor que um passeio na praia e um banho de mar para recompor as energias, principalmente em uma praia do nordeste onde é verão o ano inteiro. Falar nisto, dizer que o tempo está bom em Maceió é pleonasmo. Cada minuto que se passava o meu coração batia mais forte, em algumas horas iríamos receber os amigos e convidados para a grande festa. Bem na hora combinada chegaram os irmãos da IEB Recife, acompanhados pelo Pr Manuel Gonçalves, responsável pela caravana. Momento de rever os amigos, colocar as conversas em dia e almoçarmos juntos para celebrar aquele momento tão importante da igreja. Era possível ver o encantamento de todos ao chegarem na chácara que seria o nosso endereço naquele fim de semana. Não muito tempo depois, era hora de receber o Pr José de Souza, presidente das IEBs Região Nordeste juntamente com Pr Marival, Pra Evangélica, responsáveis pela IEB de Conceição da Feira. Foi uma tarde de muita descontração e alegria. Ao cair da tarde as pessoas começavam a chegar ao Ginásio da cidade, local escolhido para o culto de inauguração. Chovia muito. Uma chuva torrencial que parecia sair de um chuveiro elétrico, coisa comum aqui pelas bandas da região sudeste, mas um tanto raro no nordeste. O barulho da chuva sobre o telhado de zinco do ginásio se confundia com o barulho das músicas e a expressão de alegria do povo que já era em grande número em frente ao palco. De longe era possível ouvir os acordes produzidos pela Banda Gideões de
Cristo. Tudo preparado com muito carinho para receber os convidados daquela noite. Eu me senti imensamente feliz pela oportunidade de entrar no Ginásio acompanhado do meu amigo, Pr Rildomar Nascimento, nosso convidado especial daquela noite. O culto transcorria embalado por muito louvor e engrandecimento ao nome do Senhor Jesus, o verdadeiro motivo de todo aquele movimento. Foram feitas as apresentações dos convidados. Eram pessoas que tinham vindo de longe e também de perto para prestigiarem a festa. Além dos obreiros das IEB Recife, Conceição da Feira, Entre Rios e das caravanas que os acompanhavam, fiquei surpreso em receber o nosso amigo Pr Jonas Bertioti que viajou quase 500 km, desde Serra Talhada (PE) para estar conosco na festa. Foi um momento de alegria ouvir a mensagem de encorajamento transmitida pelo Pr José de Souza quando citou o exemplo de Calebe ao tomar posse da sua herança na terra prometida. Jamais vou me esquecer de um momento tão especial como este. Tenho que fazer uma observação que tornou o ambiente ainda mais inusitado. A estrutura do telhado que cobria o palco onde estava a banda e os pastores não era a mesma estrutura do telhado que cobria o ginásio. Havia um vão entre o telhado do palco e o telhado do ginásio. A chuva torrencial que caía na hora do culto fazia um cortina de água que separava os dois ambientes, formando uma cena lindíssima e muito rara. As luzes fortes no teto do ginásio formavam um espectro de cores quase irreal. Foi exatamente neste momento que o Pr Rildomar Nascimento foi convidado para fazer a sua apresentação. O barulho da chuva confundia-se com um barulho de palmas de uma enorme multidão. Sou suspeito por falar do Pr Rildomar. Sua voz inconfundível, afinadíssima e com uma característica particular: sua voz é equipada com equalizador e crossover! Simplesmente inacreditável. Foi um verdadeiro presente de Deus para mim. Jamais poderia imaginar que depois de tantos anos procurando conhecê-lo agora estávamos dividindo o mesmo palco. Até aproveitei quando ele resolveu cantar uma música tocada banda e peguei o violão para tocar. Foi fácil... passei a vida inteira ensaiando as músicas do Rildomar e da Banda Embaixadores de Sião. Como diz a minha filha Jéssica, "que mágico". Foi uma alegria ver a equipe de dança formado pelas meninas da IEB Recife, Entre Rios e Maceió fazerem a coreografia da música "Quebranta-me", um clássico do repertório de Rildomar Nascimento. Não tenho como descrever aqui tudo o que vimos e vivemos neste fim de semana em Barra de Santo Antônio. Somente a eternidade poderá revelar o que de fato aconteceu nestes dias. Foi um final de semana "iluminado", um dia para ficar marcado no coração e na memória de todos os que presenciaram a grandiosidade deste evento. Maceió é um lugar marcante, encantador, lugar onde plantamos uma semente e deixamos parte de nosso coração.
Foi um privilégio poder representar o Ministério IEB em nome dos nossos Pastores Jamil Mattar de Oliveira e Aline Castejon Mattar.
Desejamos ao Pr Vânio Araújo uma carreira brilhante à frente da IEB no Estado de Alagoas. Muito sucesso e vitórias. Que se cumpra em sua vida o que escreveu o Profeta Isaías: "Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria." (Isaías 61:7)
Aos amigos das IEBs Nordeste, muito obrigado a todos os que cooperaram na organização, muito obrigado ao esforço de todos vocês por prestigiarem este evento. Muito obrigado aos irmãos da IEB Maceió por tamanho carinho em nos receber em vossa cidade. Vocês estão constantemente em nossa memória e nosso coração. "Amamos vocês".

Com carinho,

Pr Helio Morais