Este foi um fim de semana muito intenso. Sexta Feira à noite, estávamos nos preparando para a grande festa de inauguração da IEB Itápolis que aconteceria no Sábado (20/09/2014). A logística seria bem complexa. Saímos de São José dos Campos para pegar o casal Moisés Peixoto e Rita Reis que chegariam de Maceió. Fomos a São Paulo deixar as meninas da equipe de dança que partiriam junto com a equipe de louvor logo pela manhã. Na volta a São José, pegamos o Pr José de Souza que chegava da Bahia no vôo da meia-noite. Aproveitamos a viagem para colocar a conversa em dia. Já em casa, entre uma conversa e outra, quando percebemos já era madrugada e precisávamos descansar pois a viagem seria longa no dia seguinte. Depois do café da manhã, no mesmo horário em que a Van saía de São Paulo, também partimos de São José em direção à Itápolis. Era grande a ansiedade. A viagem foi extremamente longa devido à intensa chuva que enfrentamos na estrada. Parece inacreditável, mas chovia torrencialmente, quase a ponto de impedir a viagem. Não era uma chuva passageira, pegamos horas e mais horas de chuva intensa. Razão que transformou uma viagem que normalmente demora 4,5 horas em uma viagem de quase 7 horas. Enquanto observava a chuva me lembrei que o mesmo episódio aconteceu durante a inauguração da IEB Maceió (Agosto/2014). Era sinal da bênção de Deus. Quando chegamos à Itápolis, a Van já havia chegado e os jovens já haviam terminado de almoçar. Fomos para a igreja fazer os ajustes finais no som, repassar as músicas, escrever a programação, enfim, fazer os ajustes finais para a grande festa que aconteceria logo mais à noite. Pr Jonas Bertioti era só sorriso. Imagino como estava o seu coração diante da realização de tão grande sonho. Era a confirmação das promessas de Deus acontecendo bem ali, diante dos nossos olhos. Repassados os detalhes, fomos ao hotel tomar um banho e trocar de roupa. Quando retornamos para a igreja, já quase na hora marcada para a inauguração, novamente fomos surpreendidos. A igreja estava maravilhosa, toda decorada, iluminada, tudo preparado com muito carinho para a festa. Algumas pessoas já haviam chegado e aguardavam o início da
programação. O clima era de muita alegria. Iniciamos a cerimônia com um breve discurso no saguão em frente ao salão principal, onde o Pr João Luiz Bertioti e a Missionária Beata Bertioti desamarraram o laço para a abertura da porta principal. Antes de entrar, fizemos uma oração consagrando o lugar a Deus reconhecendo que somente Deus poderia nos conduzir à momentos tão importantes na história da igreja de Deus na terra. Foi uma oração maravilhosa. Sentimos a presença de Deus muito forte e glorificamos a Deus por tão grandes maravilhas. Era possível ver pessoas que choravam de alegria, o Espírito Santo estava presente. Alguns foram renovados como no Dia de Pentecoste. Que maravilha, só Deus pode fazer isto! Abrimos o culto com uma oração de agradecimento seguido da execução do Hino Nacional Brasileiro. Não tenho como descrever o clima de alegria e descontração que vivemos durante o culto. Quero destacar aqui a atuação brilhante da equipe de louvor e da equipe de dança. Fico imaginando como deve ter sido agradável a Deus, um louvor com tanta perfeição e dedicação. Indescritível. Era possível identificar na
expressão dos nossos jovens a intensidade com que faziam a sua apresentação. Um clima de total adoração e louvor a Deus. E, como a Bíblia diz que "os olhos do Senhor procuram os verdadeiros adoradores", creio que não foi muito difícil achar naquela noite. Ali estavam vários deles. Foi um culto muito intenso, muito louvor, muita alegria, muita gente bonita, etc. Ainda tivemos uma Assembléia onde foi indicada e aprovada a Diretoria da IEB Itápolis, tivemos a ordenação da Pra Márcia Pedroso Bertioti, da Missionária Bruna Biazotti. Nem imaginávamos ainda as surpresas que Deus nos reservava através da palavra que seria ministrada pelo Pr Luciano Rodrigues. Foi uma reflexão baseada no episódio da batalha entre Davi e o Gigante Isbi-Benobe. Com muita propriedade, o Pr Luciano narrou detalhes importantíssimos deste episódio e que traz lições imprescindíveis para a nossa vida. Vou tentar aqui reproduzir apenas alguns detalhes para que você entenda o que estou falando.
Davi não lutou contra Isbi-Benobe por uma decisão pessoal, este simplesmente estava diante do seu caminho e o pegou desprevenido. Davi estava fragilizado, já era idoso e estava cansado depois de enfrentar os filisteus. Às vezes isto acontece conosco, o nosso inimigo espera a hora certa e nos encontra fragilizado, se aproveita das nossas fraquezas e defeitos para tentar nos destruir. São momentos em que parecemos indefesos e, qualquer cilada pode nos deixar em situação complicada. Isbi-Benobe era descendente do gigante Golias, e deve ter se preparado a vida inteira para se vingar de Davi. Seria a luta da sua vida, seria momento de vingar a derrota vergonhosa de Golias, seu parente. Isbi-Benobe ficou à espreita, esperando momento certo para atacar. E quase conseguiu, se não fosse a ajuda de Abissai, um dos valentes de Davi. Isbi-Benobe é a figura do inimigo que ataca obreiros, que após vencer tantos embates, pode ficar fragilizado e e exposto. Entretanto, Abissai é a figura do Espírito Santo que nos socorre no momento de necessidade.
Ainda bem que temos amigos assim.
Uma coisa é certa: Isbi-Benobe não entrou e não vai entrar para a história apesar de ter sido uma grande
ameaça para Davi. Recomendo que você leia a reflexão "Um gigante que não entrou para a história". Depois desta batalha, os guerreiros de Davi recomendaram que nunca mais ele fosse à frente da batalha, ele deveria ficar no palácio. Era tempo de curtir tudo o que ele havia plantado, já haviam homens treinados para defendê-lo. Davi pôde então descansar de suas guerras. É assim que acontece conosco, em algum momento, depois de vencermos as batalhas e os grandes desafios, o Espírito Santo nos permite um tempo para descansar e curtir os frutos daquilo que plantamos. Hora de viver no palácio, de curtirmos os privilégios de um Filho do Rei.
Foi uma mensagem marcante, fomos abençoados pela ministração do Pr Luciano Rodrigues.
Ainda tivemos muita coisa que aconteceu durante os momentos que passamos juntos, no jantar, no culto de Domingo pela manhã, etc. Mas, como dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, veja o Álbum de fotos através das lentes do nosso fotógrafo Sidney Santos.
Foi um privilégio poder representar o Ministério IEB em nome dos nossos Pastores Jamil Mattar de Oliveira e Aline Castejon Mattar.
Desejamos ao Pr Jonas Bertioti e sua equipe uma carreira brilhante à frente da IEB Itápolis. Muito sucesso e vitórias. Que se cumpra em sua vida o que escreveu o Profeta Isaías:"Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão
perpétua alegria." (Isaías 61:7)
Muito obrigado à Equipe de Louvor, à Equipe de Dança, ao Patusca pela brilhante atuação na sonoplastia, ao Adauto pela dedicação em conduzir a Van, à irmã Anita pela generosidade em nos fornecer o seu carro, aos amigos que nos acompanharam, àqueles que estiveram conosco nos presenteando com a sua companhia. À Keren que foi esquecida na apresentação mas tem lugar garantido no nosso coração.
Aos nossos amigos da IEB Itápolis pela organização do evento e pelo carinho com que nos receberam em sua cidade. Vocês estão constantemente em nossa memória e nosso coração. "Amamos vocês".
Com carinho,
Pr Helio Morais