O dia amanheceu nublado em São Paulo, dia típico de inverno em pleno verão. Chovia muito quando pegamos a estrada rumo ao Recanto Betel na cidade de Tatuí - SP. Em tempos que chuva é coisa rara, foi uma alegria ver a chuva nos acompanhando por mais de 4 horas que levamos desde a cidade de São José dos Campos até Tatuí. Foi um dia bem atípico. Depois de muitos anos acompanhando as festas de encerramento do Recanto, esta foi a primeira vez que não encontramos o jardim florido. Foi um ano de uma seca muito intensa e, neste dia 13 de Dezembro de 2014 parecia que o verão ainda não havia chegado. Um vento muito frio balançava a folhagem do jardim. Procurei por uma evidência da chegada do verão já que não haviam flores. Não precisou procurar muito, lá estavam enormes romãs que pareciam reluzir iluminadas por alguns poucos raios de sol que venciam as imensas árvores plantadas no meio do jardim. Nada disto entretanto ofuscou o brilho de espetáculo que aconteceria dentro de algumas horas. Aos poucos os convidados foram chegando para o almoço de encerramento especialmente preparado pelas excepcionais cozinheiras do Recanto. Foram momentos de descontração e alegria, momentos de rever os amigos e colaboradores do Recanto, pessoas que se encontram todos os finais de ano para comemorar as grandes conquistas e desafios vencidos. Em tempos de crise, torna-se motivo de muita comemoração permanecer com as portas abertas e em plena atividade. O Recanto é resultado de muita dedicação e carinho, aliado ao coração generoso dos colaboradores, empresas e pessoas que acreditam que podemos transformar o futuro do país. Tenho muito orgulho de fazer parte desta equipe.
Foram alguns momentos para curtir e compartilhar as alegrias e conquistas do ano, algo feito de forma muito breve, já que dentro de alguns minutos chegariam as crianças, os protagonistas da festa tão esperada. Foi o tempo apenas de terminar a sobremesa e já era possível ouvir o inconfundível barulho das primeiras crianças que corriam e brincavam no jardim do Recanto. Hora de recolher as mesas, arrumar o salão e se acomodar para o espetáculo. Aos poucos as cadeiras foram sendo ocupadas pelos familiares e amigos que foram chegando, até que o lugar ficou pequeno para tanta gente. As pessoas foram se acumulando nos corredores laterais e nas janelas, procurando por um espaço de onde fosse possível acompanhar as apresentações. Do lado esquerdo do palco era possível ver uma enorme quantidade de pessoas com tablets, celulares e filmadoras, que procuravam garantir o melhor ângulo para registrar aquele momento tão especial. Enquanto isso, nos bastidores as crianças faziam os últimos retoques para a apresentação. A Professora Rosinha Orsi estava visivelmente ansiosa, acho que porque cada espetáculo é uma nova aventura, penso. Uma música de fundo estava rolando no som mas que, às vezes era sufocada pelo barulho provocado pela enorme quantidade de adultos e crianças que aguardavam os retoques finais para o início. Logo na primeira apresentação pudemos perceber o que nos esperava naquela tarde, foi um número de sapateado que arrancou calorosos aplausos de todos. Foi um número impecável. A partir daí, foram outras apresentações que nem tenho como descrever. Foi algo emocionante. Era possível verificar a emoção no rosto das pessoas que assistiam. Foi um espetáculo inesquecível. Fiquei muito feliz por saber que nada iria passar desapercebido, já que lá estava o nosso "artista das lentes", Sidney Santos (Sidão). Flashes e mais flashes, resultado que compartilho com vocês no Álbum de fotos "Festa de encerramento do ano Recanto Betel 2014". Foi uma tarde para ficar para sempre marcada no nosso coração.
Ainda tivemos a entrega dos diplomas de formatura dos alunos que atingiram a idade limite do Projeto Samaritano. Os formandos foram anunciados pela Pra Aline e os diplomas entregues pelo patrono Ronan Maria Pinto e pela Pra Sara Hayashi. Em seu discurso de encerramento, Pra Aline fez um agradecimento a Deus e aos patronos que tornaram possível a continuidade do Projeto Samaritano através do Recanto Betel.
e o Pr Jamil Mattar de Oliveira fez o encerramento mencionando aspectos atuais da situação da infância e da juventude e ressaltando a importância do trabalho do Recanto como vetor de transformação e inclusão social. Ressaltou ainda a importância de termos uma igreja que se preocupe com os aspectos sociais e humanitários e invista no futuro das crianças como prioridade.
e o Pr Jamil Mattar de Oliveira fez o encerramento mencionando aspectos atuais da situação da infância e da juventude e ressaltando a importância do trabalho do Recanto como vetor de transformação e inclusão social. Ressaltou ainda a importância de termos uma igreja que se preocupe com os aspectos sociais e humanitários e invista no futuro das crianças como prioridade.
Quero deixar aqui registrado o nosso agradecimento a todos os patronos, colaboradores, funcionários, professores, à diretoria, à Prefeitura Municipal de Tatuí, à Vereadora Rosana Nochele, às empresas colaboradoras, e tantos outros anônimos que fizeram do ano de 2014 um ano tão especial para o Recanto Betel. Como disse Pra Aline, "foi um ano muito difícil, tivemos muitas limitações de desafios, mas chegamos ao final com muita força e energia para enfrentar o próximo ano".
Espero continuar fazendo parte desta equipe e poder compartilhar com vocês de momentos tão importantes e marcantes.
Um grande abraço,
Pr Helio Morais