sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Festa de encerramento do ano Recanto Betel 2014.

O dia amanheceu nublado em São Paulo, dia típico de inverno em pleno verão. Chovia muito quando pegamos a estrada rumo ao Recanto Betel na cidade de Tatuí - SP. Em tempos que chuva é coisa rara, foi uma alegria ver a chuva nos acompanhando por mais de 4 horas que levamos desde a cidade de São José dos Campos até Tatuí. Foi um dia bem atípico. Depois de muitos anos acompanhando as festas de encerramento do Recanto, esta foi a primeira vez que não encontramos o jardim florido. Foi um ano de uma seca muito intensa e, neste dia 13 de Dezembro de 2014 parecia que o verão ainda não havia chegado. Um vento muito frio balançava a folhagem do jardim. Procurei por uma evidência da chegada do verão já que não haviam flores. Não precisou procurar muito, lá estavam enormes romãs que pareciam reluzir iluminadas por alguns poucos raios de sol que venciam as imensas árvores plantadas no meio do jardim. Nada disto entretanto ofuscou o brilho de espetáculo que aconteceria dentro de algumas horas. Aos poucos os convidados foram chegando para o almoço de encerramento especialmente preparado pelas excepcionais cozinheiras do Recanto. Foram momentos de descontração e alegria, momentos de rever os amigos e colaboradores do Recanto, pessoas que se encontram todos os finais de ano para comemorar as grandes conquistas e desafios vencidos. Em tempos de crise, torna-se motivo de muita comemoração permanecer com as portas abertas e em plena atividade. O Recanto é resultado de muita dedicação e carinho, aliado ao coração generoso dos colaboradores, empresas e pessoas que acreditam que podemos transformar o futuro do país. Tenho muito orgulho de fazer parte desta equipe.
O almoço estava simplesmente inesquecível. Nossa anfitriã, Pra Aline Castejon Mattar não conseguia esconder a alegria por ver a casa cheia e, principalmente pela chegada da Pra Sara Hayashi, considerada sua "mãe na fé", a pessoa que foi usada por Deus para conduzir os primeiros passos da Pra Aline em sua carreira cristã.
Foram alguns momentos para curtir e compartilhar as alegrias e conquistas do ano, algo feito de forma muito breve, já que dentro de alguns minutos chegariam as crianças, os protagonistas da festa tão esperada. Foi o tempo apenas de terminar a sobremesa e já era possível ouvir o inconfundível barulho das primeiras crianças que corriam e brincavam no jardim do Recanto. Hora de recolher as mesas, arrumar o salão e se acomodar para o espetáculo. Aos poucos as cadeiras foram sendo ocupadas pelos familiares e amigos que foram chegando, até que o lugar ficou pequeno para tanta gente. As pessoas foram se acumulando nos corredores laterais e nas janelas, procurando por um espaço de onde fosse possível acompanhar as apresentações. Do lado esquerdo do palco era possível ver uma enorme quantidade de pessoas com tablets, celulares e filmadoras, que procuravam garantir o melhor ângulo para registrar aquele momento tão especial. Enquanto isso, nos bastidores as crianças faziam os últimos retoques para a apresentação. A Professora Rosinha Orsi estava visivelmente ansiosa, acho que porque cada espetáculo é uma nova aventura, penso. Uma música de fundo estava rolando no som mas que, às vezes era sufocada pelo barulho provocado pela enorme quantidade de adultos e crianças que aguardavam os retoques finais para o início. Logo na primeira apresentação pudemos perceber o que nos esperava naquela tarde, foi um número de sapateado que arrancou calorosos aplausos de todos. Foi um número impecável. A partir daí, foram outras apresentações que nem tenho como descrever. Foi algo emocionante. Era possível verificar a emoção no rosto das pessoas que assistiam. Foi um espetáculo inesquecível. Fiquei muito feliz por saber que nada iria passar desapercebido, já que lá estava o nosso "artista das lentes", Sidney Santos (Sidão). Flashes e mais flashes, resultado que compartilho com vocês no Álbum de fotos "Festa de encerramento do ano Recanto Betel 2014". Foi uma tarde para ficar para sempre marcada no nosso coração.
Ainda tivemos a entrega dos diplomas de formatura dos alunos que atingiram a idade limite do Projeto Samaritano. Os formandos foram anunciados pela Pra Aline e os diplomas entregues pelo patrono Ronan Maria Pinto e pela Pra Sara Hayashi. Em seu discurso de encerramento, Pra Aline fez um agradecimento a Deus e aos patronos que tornaram possível a continuidade do Projeto Samaritano através do Recanto Betel.
e o Pr Jamil Mattar de Oliveira fez o encerramento mencionando aspectos atuais da situação da infância e da juventude e ressaltando a importância do trabalho do Recanto como vetor de transformação e inclusão social. Ressaltou ainda a importância de termos uma igreja que se preocupe com os aspectos sociais e humanitários e invista no futuro das crianças como prioridade.
Quero deixar aqui registrado o nosso agradecimento a todos os patronos, colaboradores, funcionários, professores, à diretoria, à Prefeitura Municipal de Tatuí, à Vereadora Rosana Nochele, às empresas colaboradoras, e tantos outros anônimos que fizeram do ano de 2014 um ano tão especial para o Recanto Betel. Como disse Pra Aline, "foi um ano muito difícil, tivemos muitas limitações de desafios, mas chegamos ao final com muita força e energia para enfrentar o próximo ano".
Espero continuar fazendo parte desta equipe e poder compartilhar com vocês de momentos tão importantes e marcantes.

Um grande abraço,

Pr Helio Morais

domingo, 14 de dezembro de 2014

A vida pelas lentes de um artista.

Talento, bom humor, visão privilegiada, sensibilidade...
Estes são apenas alguns dos adjetivos que descrevem quem é este fotógrafo que me acompanha em tantas viagens pelo Brasil, o Sidney Santos ou simplesmente Sidão.
Sidão foi um achado. Quando cheguei na IEB no ano de 2007, ele já estava lá. Fazia alguns trabalhos de cobertura dos cultos e participações em alguns eventos. Não precisei muito para perceber o talento que permeava as imagens feitas pelo Sidão. O primeiro trabalho que convidei o Sidão para me acompanhar foi a inauguração da IEB Entre Rios em 2010, na Bahia. Na ocasião, o Sidão e o Eugênio Cezar (Geninho) fizeram um trabalho excepcional. Foram quase 5000 fotos em 4 dias de evento. Voltamos para São Paulo com um arquivo que me motivou ainda mais a investir em seu trabalho. Daí para a frente foi só esperar o tempo passar. Foram inúmeras viagens, milhares de imagens e momentos inesquecíveis eternizados pelas lentes do que eu chamo de "artista das lentes". O Sidão é capaz de transformar emoção em imagem. Sempre que realizamos algum evento, fico ansioso por ver as fotos. Talvez você se pergunte: porque? Incrível, mesmo estando presente e fazendo parte da organização dos eventos, o Sidão é capaz de capturar cenas que escapam até aos melhores observadores. Aí, quando chego em casa sempre sou surpreendido por imagens de momentos que estavam bem alí, ao meu lado mas que somente alguém com tamanha sensibilidade poderia capturar. Entre um flash e outro, o Sidão ainda é capaz de descontrair as pessoas e, parece incrível, ao final do evento, mesmo sendo quase imperceptível no cenário, o Sidão é cumprimentado pelas pessoas. Um pessoa certa no lugar certo. Talvez não seja algo tão complicado para um profissional que já fotografou esportes radicais como salto de para-quedas e campeonatos de surf.
Hoje, enquanto procurava algumas imagens para esta reportagem, me deparei com diversas imagens
capturadas por estes dois artistas: Sidão e Geninho.
Então, compartilho com vocês estas imagens como reconhecimento ao seu trabalho e também recordar momentos que vivemos juntos.
Tenho muito orgulho de tê-lo comigo nos eventos.
Abraço e sucesso, meu amigo.

Com carinho,

Pr Helio Morais








quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Como se encerra a carreira de um guerreiro.

Comunicamos com muito tristeza o falecimento do Pr João Luis Leite Pedroso na noite de hoje, 10 de Dezembro de 2014.
Um homem de integridade inquestionável, reconhecido por suas convicções e valores demonstrados ao longo de tantos anos de serviços prestados ao Reino de Deus.
Pr João Luis foi integrado recentemente ao corpo de obreiros da IEB (Igreja Evangélica do Brasil) que foi inaugurada na cidade de Itápolis no mês de Agosto de 2014.
Se pudéssemos definir em apenas uma palavra que foi o Pr João Luis, esta palavra seria "guerreiro". Um homem que enfrentou a vida com muita garra e determinação, que criou uma família com profundas raízes cristãs e valores morais.
Em pouco tempo de convívio que tive com o Pr João Luis já foi possível perceber a razão pela qual sempre foi respeitado por onde passou. Homem simples, humilde mas que conhecia muito bem os seus valores e os defendia de forma serena e sábia.
Me lembro da primeira vez que encontrei o Pr João Luis, quando fui visitar Itápolis para tratar da abertura da IEB naquela cidade. Tive o privilégio de ser recebido por aquele homem de Deus que me acolheu com um carinho ímpar. Algumas horas depois, enquanto jantávamos juntos, percebi o quanto Pr João Luis amava a família e lutava por ela.
Aliás, não é à toa que a IEB de Itápolis adotou o slogan "Uma igreja da família", isto vem da formação e dos valores defendidos pelo Pr João Luis e repassados ao Pr Jonas, seu filho e atual pastor responsável pela IEB em Itápolis.
Quero declarar aqui toda a minha admiração e carinho por este homem que aprendi a amar desde o primeiro momento, pessoa com quem tive pouco contato mas o suficiente para respeitá-lo e reconhecer a importância do seu ministério.
Quero expressar em nome dos nossos Pastores Jamil Mattar de Oliveira e Aline Castejon Mattar, em nome do Ministério da IEB, todo o nosso apoio e solidariedade à família Bertioti.
Nossa homenagem e carinho através das imagens capturadas pelo nosso fotógrafo Sidney Santos em algumas das ocasiões em que estivemos juntos.

Com amor,

Pr Helio Morais