quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Não olhe para trás...

“Jesus, porém, lhes responde: ninguém que,
tenha posto a mão no arado, olha para trás é apto para o Reino de Deus”. Lucas 9:62.

Você já reparou que a grande maioria das pessoas não termina o que começou? Estou falando de pessoas do mundo e da Igreja também. Que sensação de frustração deve encher esses corações! É horrível desistir na metade do caminho, pois isso denota fraqueza, fracasso, caráter fraco, negligência e desprezo por si mesmo.
Quando recebemos uma bênção, uma promessa ou incumbência de Deus, precisamos tomar  posse e lutar para alcançar a vitória!
Imagine se Neemias tivesse desistido de restaurar os muros de Jerusalém quando Tobias, Gesém e Sambalate chegaram para confundi-lo, amedrontá-lo e desafiá-lo? Imagine se Davi tivesse recuado quando Saul começou a persegui-lo? Imagine se Paulo tivesse desistido de seu ministério quando foi preso? Imagine se os servos de Deus tivessem recuado quando vieram as perseguições, martírios, prisões, açoites e fortes desalentos?
Nós devemos desistir, sim, é do pecado, da ignorância, dos mexericos, das fraquezas, do desânimo, da avareza, da negligência, das reclamações, das queixas, das questiúnculas, da preguiça, da carnalidade que nos assedia sempre e de tantos outros males!
Muitos desistem da Igreja em que nasceram e foram plantados e saem à procura de uma Igreja que satisfaça a sua vontade própria. Isso é o mesmo que desistir de Jesus, dos Seus planos, das Suas promessas e da obra que Ele confiou em suas mãos. Ademais também denota uma infidelidade muito grande com Aquele que deu a Sua vida por nós e a garantia da Vida indissolúvel e eterna. Nada justifica desistir das tarefas que o Senhor nos dá, pois de todas as coisas haveremos de prestar contas.
É o Senhor Deus que nos chama, que nos escolhe, capacita e levanta para a Sua obra. É o Senhor Deus que nos enche do poder do Seu Espírito Santo para implantar o Seu Reino na Terra. Que possamos tomar uma atitude de sabedoria, humildade e fé e que tenhamos mais temor do Senhor, levando mais a sério a Igreja do Senhor, as orações, o nosso compromisso com Deus nos Cultos e em nosso Ministério e os dons que o Senhor nos deu. Você foi 
chamado para ensinar? Então, prepare as suas aulas com capricho e amor. Você foi chamado para
evangelizar? Então, vá buscar as vidas que nesse mundo estão perdidas e desalentadas. Traga-as para a Igreja, cuide delas, evangelize seus familiares. Você foi escolhido para ser diácono? Pois cumpra seu diaconato com alegria e amor, porque coisa muito preciosa para Deus é ter um coração de servo.
Vamos olhar para Jesus e para os servos fiéis, verdadeiros heróis da fé e vamos imitá-los para que alcancemos corações sábios, o caráter de Cristo e a fé destemida. Arme-se da armadura do cristão, a fim de receber o poder e as virtudes de Jesus, para poder vencer as lutas do dia a dia. Saiba que será mais que vencedor! Seja firme e forte. Não se atemorize com as más notícias e lembre-se de que há galardão para você.
Que Deus o abençoe ricamente com a ousadia do Espírito e que você se sinta um privilegiado nas mãos do Todo Poderoso.
Com amor,
Pra. Aline C. Mattar

O medo, esse vilão!

“... Aquele que tem medo não é aperfeiçoado no amor. 1 Jo.4: 18.

Uma criança solitária experimenta muitos medos. Sua imaginação corre solta e ela fica vulnerável aos ataques das emoções desordenadas, dos tormentos e das fobias. Já a criança que está na presença dos pais, ou no colo de sua mãe nada teme e vai em frente com confiança, alegre e feliz. Assim é nossa vida com Deus. O indivíduo que não tem Deus é atormentado por fobias e sofre um pânico absurdo. Já o filho de Deus, que provou a bondade do Senhor e teve experiências com Ele sabe que está seguro e, Suas mãos. O medo se interpõe à fé e nos deixa desajustados e inseguros, fazendo-nos perder o controle da situação. “O medo produz muitos tormentos e aquele que tem medo não é aperfeiçoado no amor”. O que significa isso? A Palavra de Deus declara que o amor lança fora o medo. Você ama o Senhor de verdade? Muitos dizem que amam o Senhor, mas, com suas reações provam bem o contrário. Se amamos o Senhor, verdadeiramente, confiamos nEle, esperamos nEle e nos entregamos, incondicionalmente a Ele. Amor e entrega caminham de mãos dadas. Quem ama se entrega de corpo e alma. Quem ama, crê como Abraão, independentemente das circunstâncias. Ele tinha 100 anos, já não tinha virilidade alguma, pois a sua vida sexual estava amortecida. Contudo, creu na Palavra de Deus. 
Logo, a fé é uma ferramenta que dissipa os nossos medos interiores. Abraão, esperando contra a esperança creu e, através da sua fé, fortaleceu-se, dando glórias a Deus. Ora, se é a fé que nos fortalece, mais do que nunca precisamos ter fé nesses tempos trabalhosos.
Do que você tem medo? Do que pode lhe fazer o homem violento, dos assaltos, dos ladrões, dos sequestros, da velhice, da pobreza, da dependência de terceiros? Eu lhe digo que devemos ser precavidos, prudentes e, naturalmente, fazer a nossa parte, para que Deus possa nos abençoar. Mas, quem sabe você
tem medo da morte, do futuro ou do diabo, que nos rodeia, sem nos dar trégua? Eu lhe digo que para tudo isso a Bíblia tem as respostas. Medo da morte? Jesus venceu a morte e se você está em Cristo, ainda que morra, você viverá! Medo do futuro? Entrega o teu caminho ao Senhor, confie nEle e Ele tudo fará. Ele é Jeovah Jireh, o Deu provedor. O salmista disse que foi moço e que já era velho e que nunca viu o justo e a sua descendência mendigar o pão! Medo do diabo? Ah! Não perca tempo!!! Jesus já o derrotou e a sua cabeça foi esmagada pelos pés do Valente!!! O medo é um gigante da alma que precisa ser vencido, senão ele o vencerá!!! Quando foi que os homens da Bíblia sentiram medo? Darei alguns exemplos:
1. Adão depois de pecar teve medo e se escondeu. Gen 3:10.
2. Jacó teve medo de seu irmão, pois pecou contra ele. Gên 32:7.
3.Moisés fugiu da presença de Faraó, com medo, após ter matado o egípcio. Ex.2:15
4. Saul teve medo de Davi, por isso procurava matá-lo. 1 Sam. 18:29.
5. Herodes teve medo de João Batista, por isso, ordenou a sua morte. Mateus 14:1-12.
6.O servo inútil teve medo do homem nobre. Lc.19 21.
7. Os discípulos trancaram as portas e tiveram medo dos judeus. Jo.20:19.
Percebe como o medo está ligado ao pecado e à falta de fé? Donde se conclui que devemos, desesperadamente, orar a Deus e clamar por Seu perdão se, por caso pecarmos contra Ele. Adão pecou contra Deus, desobedecendo a Sua Palavra e teve medo; Jacó pecou contra seu irmão Esaú e teve medo de uma vingança; Saul pecou contra Davi; Herodes estava em pecado, por isso não suportou as denúncias do Profeta; o servo mau pecou contra o nobre que lhe confiou uma mina, por isso teve medo; os discípulos se trancaram em casa com medo dos judeus... Eles pecaram contra Jesus, não crendo em Suas palavras e promessas. 
E você? Do que tem medo? Creio que só de uma coisa podemos ter medo: dos nossos próprios pecados e carnalidades. Jesus declarou: “não tenham medo dos que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. Eu vos mostrarei a quem devem temer: temei Aquele que, depois de matar o corpo, tem o poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos a esse deveis temer” Lucas 12:4,5. Percebe, o que Jesus quis ensinar às multidões?  São os nossos pecados que nos separam da presença de Deus; são os nossos pecados que abrem brechas para o diabo ter o direito de nos roubar, matar e destruir; são os nossos pecados que nos metem em pavor, horror e medo; são os nossos pecados que anulam a nossa fé e são os nossos pecados que provocam o pânico em nossa vida. Mas, tenho boas notícias para você:
1. “É a Graça de nosso Senhor Jesus Cristo que nos salva da ira vindoura. 1 Tess. 1:10. 
2. “A vitória que vence o mundo é a nosso fé”. 1 Jo.5:4.
3. “Não te mandei Eu? Sê forte e corajoso, não tenha medo, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares” Josué 1:9.
Josué tinha mil motivos para ter medo de tantos povos inimigos que rodeavam Canaã. Mas, confiando na Palavra do Senhor, ele os venceu a todos e tomou posse da Terra prometida. 
Seja forte e corajoso! Creia na Graça, fortaleça a sua fé e, de uma vez por todas, assuma compromisso irrevogável com o Senhor.
Que o Senhor o abençoe e aperfeiçoe para a glória de Deus.

Com amor, 

Pra. Aline c. Mattar

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Vença a sua carne!

“Santificai a Cristo, como Senhor em vosso coração estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”. 1 Pe. 3:15.
A guerra é repugnante, isolante e sempre aterrorizante. Qualquer veterano de guerra é traumatizado, e, por anos a fio luta contra as conseqüências deprimentes do horror que sua alma presenciou.
Na vida espiritual não é diferente. Nossas guerras espirituais não são contra a carne e sangue e sim contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais. Ef.6:12. Isto significa que não temos que combater as pessoas, mas, os demônios, que atuam através delas. 
Satanás já foi vencido e derrotado por Jesus. Nós não temos parte com ele. Apenas precisamos expulsá-lo de nossa presença, vigiando, resistindo e orando sem cessar, com discernimento. Porém, Satanás e seus demônios ainda atuam nas regiões celestiais, usando pessoas, como verdadeiros instrumentos do mal para nos derrubar e para trazer toda espécie de divisão no Corpo de Cristo, a saber, a Igreja. 
O mundo faz seu apelo sujo e pode até nos contaminar, atrair ou confundir. Porém, a pior guerra que enfrentamos é contra a nossa própria carne, que milita contra o nosso espírito, incansavelmente. Por isso mesmo, Deus, no seu infinito amor e misericórdia nos deu uma armadura especial para proteger todos os nossos órgãos vitais dos ataques mortais. Efésios 6:11-18, declara: “Revesti-vos de toda armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo...Portanto tomai toda armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade, vestindo a couraça da justiça; calcai os pés com a preparação do Evangelho da Paz, embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai, também, o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, com toda oração e súplica, orando em todo tempo, no Espírito, e para isso, vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos...”
Que Deus maravilhoso que já nos equipou com uma armadura completa, para nos fazer vencedor nas nossas batalhas diárias! Se temos a Graça, o sangue, se temos a Palavra, o escudo da fé, a couraça da justiça e o sapato da paz, que esmaga a cabeça da serpente, a cauda do escorpião e o cinto da Verdade, porque então, existem tantas derrotas na vida do cristão?
Impressionante como alguns crentes são desavisados e despreparados quando saem para o campo de batalha! Ao observá-los temos a nítida impressão que contemplamos verdadeiros farrapos humanos, famintos e pobres, tentando, loucamente, vencer as lutas com a sua própria força, com pauladas e varapaus... Por isso, aumenta o número dos feridos, nesta guerra inescrupulosa e inútil, que se chama carne.
Mas, há um Deus que tudo vê! Aleluias! As boas novas de Jesus são mensagens de amor, mas, ao mesmo tempo, armas poderosas em si mesmo para apagar muitos dardos inflamados do maligno. Ah! Se o homem pudesse entender completa e profundamente o teor destas mensagens! Sua vida nunca seria de guerra e sim de constante e verdadeira Paz!
Na verdade, os opositores se opõem a nós porque percebem em nossa vida, a Paz que falta neles. Detectam em nós a presença do Espírito Santo e a unção que eles não têm. Por isso, o maligno coração transpira invejas amargas, ódios e vinganças, que se transformam em contendas. Precisamos a cada dia santificar Cristo em nossa vida como Senhor, em tudo fazendo Sua vontade, como afirmou o Apóstolo Pedro, para que possamos saber responder perfeitamente aos que questionam a razão da esperança que há em nós, a saber: Jesus Cristo, o nosso amado Senhor. Assim, os opositores serão envergonhados de suas calúnias. E, não tenha dúvidas: Deus mesmo se incumbirá de fazer isto!
Que você não fique desanimado, quando for questionado pelos outros e arguido com palavras de agressividade por seus inimigos. Lembre-se da armadura que está à sua disposição. Lute, sim! Mas, revestido com seu poderoso “uniforme” de soldado de Cristo, bem sabendo que Ele é o Capitão dos Exércitos e está à sua frente, comandando as suas batalhas! Com Jesus poderá haver derrota para você? Jamais!
Pense nisto e levante sua cabeça, pois Deus é com você! 

Com amor, 
Pra. Aline C. Mattar