Dia seguinte, logo cedo partimos para a cidade de Conceição da Feira, onde fomos visitar o Pr Marival e Pra Evangélica, responsáveis pelas igrejas nesta cidade. Tínhamos muito o que conversar, aproveitar a oportunidade para nos inteirarmos do andamento do trabalho, dos acontecimentos e dos projetos para as igrejas da cidade. Apesar de toda a facilidade que o telefone celular nos oferece, nada melhor de que uma bela conversa ao vivo e em cores. Confesso que não resisti, e fomos logo conhecer a congregação que fica na região rural de Conceição da Feira, aliás uma emoção à parte viajar pelas estradas de terra que cortam as imensas fazendas no Estado da Bahia. Foi a melhor coisa que eu poderia fazer, a paisagem era
deslumbrante durante o dia, o que não se repetiria no dia seguinte quando fomos ao culto, logicamente pois seria à noite. Aproveitei o dia para explorar a cidade, visitar os pontos turísticos e tirar fotos, muitas fotos. À noite fomos ao culto na congregação central de Conceição da Feira. A casa estava cheia, a alegria que sentimos naquela noite foi marcante. O culto foi simplesmente maravilhoso, os louvores encheram o ambiente de um clima de alegria e descontração. Aproveitei para desenterrar o talento e fazer uns acordes no violão em parceria com a Heveny, filha do Pr Marival e Pra Evangélica. O vocal ficou por conta da Hellen que estava especialmente inspirada naquela noite. Não tenho como esquecer a forma como Deus operou neste culto. Aleluia!
Dia seguinte ainda tive a oportunidade de visitar a cidade turística de Cachoeira, localizada a 16 kilômetros de Conceição da Feira. Fiquei impressionado com o lugar. Ali parecia que o tempo havia parado em algum lugar do passado, visitei os antigos casarões e igrejas históricas da cidade e até atravessei a ponte inaugurada por D. Pedro II, por onde ainda passam carros, caminhões, ônibus, pedestres e até mesmo, trens de carga. Fantástico! Aproveitei, pra variar e tirei muitas fotos (que novidade!).
À noite fomos à congregação que citei anteriormente na região rural. Pensei comigo: não vai ter muita gente, já que eram raras as casas nas proximidades. Engano puro, a casa estava cheia, os irmãos percorrem grandes distâncias a pé para assistirem ao culto, mesmo com a estrada toda enlameada devido a chuva que caíra naquela tarde. A mensagem da noite ficou por conta do Pb Manuel Gonçalves, que havia acabado de chegar do Recife, juntamente com a Dilair, sua esposa. Após o culto, fomos jantar na casa do Pr Marival, uma peixada pra lá de especial preparada pela Pra Evangélica, e um momento de alegria entre amigos. Terminado o jantar, era hora de seguir viagem de volta a Entre Rios, porque no dia seguinte seria mais um dia do mutirão na construção do templo. Foi só uma pausa para um pequeno descanso, depois de algumas horas de viagem e já estávamos novamente em pé, prontos para os desafios daquele dia. Aos pouco as pessoas iam chegando para ajudar nos trabalhos da construção. Foi um dia muito duro, mas que, ao final pudemos comemorar o quanto havíamos avançado, as paredes já estavam bem altas e as colunas cheias na mesma altura. À noite fomos ao culto de Ceia na IEB da Bela Vista, onde
Aproveitamos este culto e consagramos o Rogério e o Luan como Presbíteros da IEB, uma grande marca no crescimento da igreja. Dois jovens de muito talento, o Rogério que seguiria viagem conosco no dia seguinte para assumir uma congregação em Recife (Jd Uchôa) que seria inaugurada alguns dias depois, e o Luan, um jovem músico muito talentoso e usado por Deus. Foi um momento marcante na história da igreja onde vimos o mover de Deus e a aprovação desta ato tão importante.
Dia seguinte ainda estava escuro quando pegamos a estrada rumo à cidade de Barra de Santo Antônio, onde iríamos fechar os detalhes da parceria para a filiação de mais duas igrejas, uma em Barra de Santo Antônio e outra na cidade de Marechal Deodoro, ambas próximas à Maceió. Foram longas 10 horas de viagem na Kombi do Pb Manuel, onde além dos 9 ocupantes e da bagagem, ainda levávamos um engate com uma carreta, onde era transportada a mudança do Pb Rogério que citei anteriormente, vindo de
Aproveitei os momentos de folga para visitar as lindas praias na região e desfrutar da natureza exuberante que compõem o cenário incrível de Barra de Santo Antônio. Ainda tive a oportunidade de conhecer a mais nova congregação em Marechal Deodoro, cidade histórica que fica a 36 kilômetros de Maceió.
Entre um passeio e outro, sobrou tempo para uma visitinha à Rádio FM da cidade, a convite do Secretário de Cultura e locutor da Barra FM, Marcos Rios para uma entrevista e divulgação do nosso projeto para a cidade. Figura simpática e agradabilíssima, o Marcos Rios, também conhecido pelos amigos como Marquinhos.
Difícil foi ter que dizer adeus à um lugar tão maravilhoso e às pessoas que nos receberam com tanto carinho. Mas enfim era hora de novamente pegar a estrada rumo ao Recife onde iríamos nos encontrar com o Rogério e os obreiros do Recife para tratarmos da inauguração da mais nova IEB no Bairro de Jd Uchôa. Apenas mais algumas horas de viagem e lá estávamos nós no Recife, prontos para mais esta etapa da viagem. Nem poderia imaginar as surpresas que nos aguardavam nos dias seguintes. Revimos os amigos, conhecemos pessoas novas e fomos logo ao trabalho. O salão alugado para instalar a nova congregação necessitava alguns reparos para tornar-se adequado para a inauguração marcada para o sábado daquela mesma semana. Mãos à obra, era hora de mostrar tudo o que aprendi durante as minhas aventuras mexendo com reformas e construção. Reparos de gesso, pintura, alvenaria, elétrica, etc... Parecia até um passe de mágica e o ambiente ia se transformando. Nem as fotos deram a verdadeira dimensão da transformação ocorrida após a reforma. Ficou lindo! Um destaque especial ao toque feminino da Élida, esposa do Pb Ricardo, que deixou o ambiente ainda mais agradável e bonito.
Aquela noite foi mágica. Após o culto, fomos para a casa do Ricardo onde estávamos hospedados e, para baixar um pouco a adrenalina nos sentamos na calçada e fomos tocar violão ao brilho do luar que estava incrível. Não demorou muito e lá estava eu "puxando" no violão alguns acordes do louvor "Eu preciso de Deus" do Embaixadores de Sião. Daí foi apenas um passo para mostrar a coleção que carrego no meu celular com todas as músicas deste grupo que marcou a história da música gospel no Brasil. Fui surpreendido quando, ao mencionar o nome do Rildomar Nascimento, vocalista do último LP (isto mesmo, LP) dos Embaixadores de Sião, o Ricardo pergunta: "Quem? o Rildo?". Nem acreditei no que aconteceu a seguir. Minutos depois eu estava falando ao celular com o Rildo, amigo de infância do Ricardo, por quem sempre tive imensa admiração e apreço.
Parecia ser um sonho, conhecer o cantor e compositor Rildomar Nascimento, agora Pastor Rildomar que foi minha inspiração musical e referência durante minha breve experiência como músico durante a adolescência. Aliás, vale citar aqui, que no ano de 1992 eu havia feito uma viagem ao Recife apenas para comprar o LP dos Embaixadores de Sião, o LP do Rildomar Nascimento e viver uma experiência inimaginável tentando encontrar o grupo. Isto em tempos que não se falava em celular e muito menos em internet, facilidades dos tempos modernos. Não consegui, logicamente. Mas valeu a tentativa, pelo menos tenho história pra contar.
Aquele domingo, 25 de Maio jamais será esquecido na minha história, finalmente, depois de mais de 20 anos pude conhecer e dar um abraço nesta figura tão simpática e agradável, Rildomar Nascimento. Foi muito mais do que imaginava, naquela noite ministrei a Palavra em sua igreja (Igreja Batista Remidos no Senhor) e quase caí de costas quando ao final da mensagem, o meu amigo Rildo (agora o tenho no meu Facebook!) cantou duas músicas pra comemorar a nossa recente amizade: "Momentos na Vida" e "Quebranta-me".
Teve mais, ainda ganhei uma coleção de CDs autografados e fomos jantar juntos aquela noite. Este foi um presente dos mais marcantes que recebi em minha vida, proporcionado pelo meu amigo Pb Ricardo.
Era hora de pegar a estrada de volta. Foram 14 horas de viagem de ônibus de Recife a Entre Rios.
Paisagens de tirar o fôlego durante o dia e uma noite estrelada inacreditável à noite. Eram quase 3 horas da manhã quando nos encontramos com o Pr José em Alagoinhas de onde seguimos para Entre Rios, etapa final da nossa viagem. Aproveitei para trabalhar mais um dia na construção da igreja.
Malas prontas, viagem de volta, foram mais duas horas de estrada até Salvador de onde embarcamos no avião de volta a São Paulo.
Não tinha como escapar, tivemos que enfrentar o friozinho característico do inverno de São Paulo com uma certeza: foi apenas mais uma das muitas viagens que ainda faremos para o Nordeste, lugar onde plantamos uma semente e deixamos parte de nosso coração.
Foi um privilégio poder representar o Ministério IEB em nome dos nossos Pastores Jamil Mattar de Oliveira e Aline Castejon Mattar.
Aos amigos das IEBs Nordeste uma palavra: Vocês estão constantemente em nossa memória e nosso coração. "Amamos vocês".
Com carinho,
Pr Helio Morais e Diná